domingo, 27 de abril de 2008

Curadorias: Espaço Arte no Café - Jussara Moreira

“Visibilidade” exposição da artista no DMAE / 2000.

Gravuras de: Jussara Moreira (24/06/2003 à 25/07/2003)

Artista Plástica graduada em Desenho e Fotografia pelo Instituto de Artes – UFRGS

VISIBILIDADE II

Manchas e linhas constituem os guaches sobre papel; fragmentos restam como obra em si, signos. Arte abstrata...

Partiu, Jussara Moreira, no início da sua pesquisa plástica, dos símbolos e grafismos dos índios. Hoje, desta influência, resta-nos uma linguagem própria da artista, um código, lembrando-nos dos abstracionistas calígrafos, particularmente, da obra de Georges Mathieu, onde há uma linguagem composta por grafismos não definidos (como uma escrita em início, rabiscos...) intercalando-se a manchas, em sobre-tons e transparências.

A escolha do guache (pigmento a base de água que permite transparência) e o sobrepor de tinta translúcida junto a grafismos e linhas, revelam nuances de uma influência da arte oriental, com aquela leveza que lhe é particular e insubstituível. Estamos diante de pinturas delicadas, onde cada uma possui seu particular valor.

A natureza transposta para o papel em luz e linhas justifica a poesia dos guaches da artista, em transparências que revelam inúmeros tons em que um novo universo pode ser criado. Talvez, seja a questão da luz a mais importante em sua obra, por trabalhar com fotografia e por conseqüência com a “visibilidade” do transparente, isto é, o ato de revelar o que está por trás do definido como objeto.

A poesia está ao nosso olhar, sua leitura requer contemplação.


Texto & Curadoria de: Fernanda Aiub Branchelli



Nenhum comentário: