“Visibilidade” exposição da artista no DMAE / 2000.
Artista Plástica graduada em Desenho e Fotografia pelo Instituto de Artes – UFRGS
VISIBILIDADE II
Manchas e linhas constituem os guaches sobre papel; fragmentos restam como obra em si, signos. Arte abstrata...
Partiu, Jussara Moreira, no início da sua pesquisa plástica, dos símbolos e grafismos dos índios. Hoje, desta influência, resta-nos uma linguagem própria da artista, um código, lembrando-nos dos abstracionistas calígrafos, particularmente, da obra de Georges Mathieu, onde há uma linguagem composta por grafismos não definidos (como uma escrita em início, rabiscos...) intercalando-se a manchas, em sobre-tons e transparências.
A escolha do guache (pigmento a base de água que permite transparência) e o sobrepor de tinta translúcida junto a grafismos e linhas, revelam nuances de uma influência da arte oriental, com aquela leveza que lhe é particular e insubstituível. Estamos diante de pinturas delicadas, onde cada uma possui seu particular valor.
A natureza transposta para o papel em luz e linhas justifica a poesia dos
A poesia está ao nosso olhar, sua leitura requer contemplação.
Texto & Curadoria de: Fernanda Aiub Branchelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário