domingo, 27 de abril de 2008

Curadorias: Espaço Arte no Café - Cristiane Ramos

Camuflagens Humanas (27/10/2003 à 21/11/2003)

Gravuras de: Cristiane Gehling Ramos Artista Plástica - Graduada UFPEL / ILA

Gravando o Homem Contemporâneo

O universo das matrizes se une ao fotográfico, nasce aqui, o fazer na obra de Cristiane Ramos. Encontramos, nesta mostra, gravuras em metal, serigrafias e litografias. A artista, graduada em gravura pela Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Letras e Artes, compartilha conosco, durante este mês, seu projeto de Graduação, cuja orientação foi de Helena kanaan.
O projeto plástico intitulado pela artista, Camuflagens Humanas, trata em seu conteúdo das relações entre símbolos que podem representar o Homem Contemporâneo.
Nesta série ela utiliza a árvore como disfarce ao homem preso a vícios, neuroses e insatisfações.
A forma como Cristiane transforma o Homem em árvore é, a principio, muito sutil, surgem figueiras com raízes em tons claros como num teste de psicologia aplicada, porém, mais ao final do projeto presenciamos detalhes de copas de figueiras (obtidos por fotografia) com cores expressivas e vibrantes, onde ela se fixa até o término da série.
Na psicologia a copa da árvore representa a cabeça, o intelecto, o inconsciente, nossos projetos, sonhos, realizações. Na pesquisa da artista notamos um interesse em salientar o superior, em fazer com que fixemos o olhar num detalhe que não se encontra na faixa do olhar, o enxergar nas entre linhas das coisas a busca inconsciente para uma vida melhor no dia-a-dia. Inúmeras leituras pode-se fazer de sua obra, aceitemos o convite que ela nos faz, observando a natureza do homem contemporâneo, através de suas copas .

Texto & Curadoria de: Fernanda Aiub Branchelli

Nenhum comentário: