sábado, 29 de dezembro de 2007

Centenário da Imigração Japonesa e Yutaka Toyota


O projeto de instalar na cidade de Registro sete monumentos que irão homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, vem de um antigo sonho do artista plástico Yutaka Toyota, o de tornar real aos cidadãos brasileiros a importância da colonização na cidade, bem como o papel primordial dos imigrantes japoneses na região do Vale do Ribeira para o País.
Presta-se esta homenagem aos imigrantes e aos seus descendentes. Onde se busca um resgate de seus habitantes ao longo dos diferentes períodos históricos. Visando um novo conhecimento cultural que despertará para a preservação local em cada habitante.
A arte ao longo da história tem funcionado como documento de apoio a fatos importantes que marcam épocas, e ilustrado momentos da humanidade. Ela liberta as pessoas, ensinando-lhes a reverem a realidade, possibilitando um repensar.

A arte documental, neste caso monumental, situa-se dentro de um período, atuando como símbolo ou signo da trajetória de conquistas e lutas dos imigrantes japoneses na sociedade brasileira. Representa os diversos imigrantes bem como seus descendentes e os legados de uma nova cultura mesclada entre o oriente e o ocidente.

Yutaka Toyota, artista renomado internacionalmente formou-se na Universidade de Artes de Tóquio, nasceu em Tendo, província de Yamagata, no Japão no ano de 1931. Imigrou para o Brasil em aproximadamente 1958. Estabelecendo-se em São Paulo. Num primeiro momento dedicou-se a pintura, mas a partir de 1965 iniciou seus trabalhos tridimensionais. Hoje em grande maioria suas obras são monumentos distribuídos em várias regiões do mundo.
Toyota construiu um diálogo próprio que trata da relação material-local e as interferências de um novo espaço.Existem diversas maneiras de se trabalhar estes diálogos, preferindo ele optar pela materialidade do aço ou do bronze na grande maioria de suas esculturas, cujo reflexo cria uma nova dimensão espacial. Existem também outras obras com cores vibrantes e puras junto a estes reflexos obtidos.
No projeto para a cidade de Registro ele optou por um vínculo conceitual: elegeu como obra-prima as antigas máquinas de processamento de arroz e chá, que hoje sucata tiveram no passado, no período colonial, um importante valor histórico e serviram de subsistência as primeiras famílias de imigrantes da região.

A cidade de Registro em meados de 1913 chegou a ser reconhecida como a maior produtora de arroz do país, o que muito se deve aos imigrantes japoneses com sua cultura agrícola.
O processo de execução destes monumentos será bem simples, utilizar-se-ão às técnicas de solda e de marcenaria, as peças serão de ferro com madeira, e em alguns casos receberão cor.
As novas imagens, criadas a partir das antigas máquinas, resgatarão a memória dos imigrantes. Com estes sete monumentos Toyota proporcionará diálogos que também se tornarâo história.

Num segundo momento pensou-se nos locais de melhor visibilidade dos monumentos aos habitantes, bem como aos visitantes da região. Foram observados vários pontos da cidade e pré-selecionou-se como primordiais alguns: definiram-se locais na BR 116 próximo a entrada da cidade, na praça central, na área verde da rodoviária, em uma rotatória perto do Colégio Dr. Fábio Barreto, na Associação BUNKYO, entre outros.
Por último escolheram-se os títulos das obras, e que estes se identificassem com os costumes e hábitos dos imigrantes japoneses como o: TSURU – pássaro da paz existente só no Japão que simboliza na obra de Yutaka Toyota a vinda dos imigrantes para a região do Vale do Ribeira;
Para Yutaka Toyota, as comemorações do centenário da imigração japonesa no País têm um valor social importantíssimo que é o de deixar vivo nas gerações de descendentes de imigrantes a importância da vinda de seus ancestrais para o ocidente, mas que também eles nunca esqueçam dos valores do oriente - presente dos seus antepassados aos espíritos desta nova geração –suas raízes, sua cultura, e suas crenças.


Texto de: Fernanda Branchelli
São Paulo, 04 de Setembro de 2006.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Vislumbres da Linha fase II

"Cidade Maravilhosa"- 2007
Acervo Particular do Dr. Ivo Abrahão Nesralla



"Nereida II " -2007

Acervo Particular de Emília Kiyohara


"Nirvana"- 2007
Acervo Particular da Artista



domingo, 9 de dezembro de 2007

Vislumbres da linha

"Simbiose"- coleção particular de Izildinha Araújo e Daniel Astegui Gamarra














"Reviravolta"- Exposição no São Paulo Tower -2006





















"Fetiche"- Exposto em Punta Del Este -2008















"A galinha e o Pinguim"- Acervo Particular de Marcus Kiyohide Iizuka